segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Cuidado com a vaca voadora

“Quem abriu para a inundação um leito, e um caminho para os relâmpagos dos trovões... Quem prepara aos corvos o seu alimento, quando os seus filhotes gritam a Deus e andam vagueando, por não terem o que comer?” (Jó 38:25,41)

O renomado escritor e jornalista Humberto de Campos relata em seu livro de contos “A Serpente de Bronze”, a história de um fazendeiro que, sendo estudioso da filosofia e de latim gastava boa parte de seu tempo questionando o mundo e sua ordem. Na visão do fazendeiro o mundo não era nada justo ou organizado, a ponto de declarar: “Sim, senhor!” Esses filósofos têm razão! Este mundo é tão desigual, tão cheio de injustiças, de irregularidades clamorosas, que qualquer mortal, encarregado de fazê-lo, o teria feito melhor!” Uma clara crítica ao entendimento de que Deus havia criado mundo.

Campos diz ainda que, certo dia esse fazendeiro estava observando as andorinhas voando por cima do gado e ficou indignado ao ver que sendo o gado tão forte, poderoso e imponente não pudesse dar voos como aquela “insignificante” andorinha. Na visão do fazendeiro isso era uma injustiça. O fazendeiro declarou: “É isso mesmo, não há dúvidas! O mundo é muito mal arranjado...” 

O conto diz que nesse exato momento a andorinha em seu voo monumental passa por cima do fazendeiro e deixa cair bem sobre a cabeça calva daquele homem um pouco do seu excremento. O fazendeiro passou a mão e vendo do que se tratava (fezes) caiu de joelhos envergonhado e arrependido, e então disse: “Perdoai-me, Senhor, perdoai-me! O mundo está muito bem organizado! O que nele há, o que nele vive, o que nele existe foi feito com perfeição, com acerto, com sabedoria!” Depois de se levantar e se limpar ele disse: “Imagine se fosse um boi!”

Esse relato simples e cômico, nos mostra que muitas vezes questionamos sem pensar, questionamos sem avaliar todas as possibilidades. Quantas vezes o ser humano no profundo da sua arrogância e auto suficiência prefere declarar que Deus não existe do que avaliar o que realmente temos de evidência. Existem hoje muitos debates sobre assuntos controversos ou polêmicos, nos quais a falta de bom senso, a falta de empatia, a falta de humildade, impede uma análise mais racional dos fatos. 

Não acho que alguém deva acreditar em Deus somente porque o “Livro da Capa Preta” assim o relata. Ainda que não existisse uma página sequer da Bíblia, certamente teríamos muitas indagações a respeito de quem é criador, quem foi o idealizador, que foi o projetista de toda a “diversidade harmônica” que existe natureza. Em outras palavras, podemos até não concordar ou acreditar no que a Bíblia diz (o que é perigoso), mas não podemos negar que Deus tem se mostrado nós de muitas maneiras, basta prestarmos atenção, basta falarmos menos e ouvirmos (estudarmos) mais.

Acredito que Deus tem tudo sob seu controle e supervisão. Creio que Ele está providenciando tudo que precisamos para vivermos, e sermos felizes. Mas creio também que sem sensibilidade e humildade vamos continuar buscando respostas para questionamentos absurdamente simples. Existem coisas constrangedoramente simples que nos mostram o quanto Deus está presente em nosso cotidiano, e fechar os olhos para essas coisas é querer que bois e vacas apareçam voando por aí. 
Ótima semana pra você! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pluralismo Religioso

Andei lendo, vendo, e pensando em algumas coisas. Fiquei tão impressionado e preocupado que resolvi escrever sobre o assunto, espero que d...