Essas orientações foram escritas em resposta à um internauta que questionou o uso e significado dos termos "lei e profetas". Obviamente o assunto não será esgotado, mas podemos ter um vislumbre de como entender esses termos dentro da Bíblia Sagrada.
1) A Biblia Sagrada é um
livro antigo, e portanto foi escrito dentro de um contexto específico, em
épocas específicas, por pessoas diferentes, das mais variadas classes. Dessa
forma, ao fazermos uma leitura do texto bíblico não podemos nos esquecer do
distanciamento que existe entre nós e o escritor original. Caso isso não seja
levado em conta as interpretações podem ser equivocadas.
2) Existem termos técnicos
ou mesmo idiomatismos que devem ser considerados no momento de fazermos uma
exegese adequada do texto sagrado. Por exemplo, temos que saber o que
significava para os leitores primários da bíblia a palavra "gentio"
ou “incircunciso”, caso contrário poderemos cometer equívocos na interpretação
do texto.
3) No caso específico dos
termos "Lei" e "Profetas", nada mais são do que uma referência
ao Antigo Testamento (veja Mt 7:12; 11:13; Lc 16:16; 24:44; Jo 1:45 entre
outros) . O judaísmo divide o AT em 3 partes: Torah (Lei), Neviim (Profetas),
Kethuviim (Escritos). Essas três divisões pode aparecer com algumas variações
como, “Lei e profetas”, “Escritos”, “Profetas” ou ainda “Escrituras”. Em outras
palavras, todos esses termos são usados de forma cambiável para se referirem ao
conjunto de livros do AT.
4) Quando Jesus diz que não
veio abolir a “Lei ou os profetas”, ele está afirmando que não veio mudar a
mensagem do AT. Jesus não parece estar preocupado em expor as minúcias do AT,
sua ênfase é na mensagem que foi deixada por Deus através de Moises e os demais
escritores, a saber, a salvação por meio de Cristo.
5) Quando Paulo por exemplo
faz uso da palavra “Lei”, ele pode tanto estar se referindo a tudo que foi
escrito por Moisés, ou pode estar falando de porções especificas. Ao afirmar
que a “Lei é santa e o mandamento santo justo e bom” (Rm 7:12) por exemplo,
temos uma referencia clara aos dez mandamentos, uma vez que no verso 7 ele cita
“não cobiçaras”. Sendo assim, é necessário entender o contexto e a linguagem
empregada em cada texto para sabermos exatamente do que estamos falando.
Aproveito para citar o que diz F.F. Bruce (não é adventista) em seu comentário
sobre o texto de Romanos 7, ao refletir sobre o pensamento de Paulo: "A
obrigação de guardar a lei envolvia antes de tudo a obrigação de saber e
obedecer aos Dez Mandamentos. Ê matéria de conhecimento geral que as proibições
tendem a despertar o desejo de fazer aquilo que é proibido" .(Romanos -
Introdução e Comentário. Ed. Vida Nova. Pg. 72)
6) Quando encontramos
expressões “lei”, ou “lei abolida” precisamos identificar de qual lei estamos
falando. O raciocínio é simples: se admitirmos que quando o texto sagrado diz
que as leis ou ordenanças foram abolidas não é necessário entender de qual lei
estamos tratando, então vamos ter que concordar em abolir a idolatria, o
adultério, a mentira, etc, e não somente o sábado. Esse é um pensamento
perigoso pois pode nos desviar da obediência à vontade de Deus.
7) Devemos lembrar ainda que
a bíblia apresenta varias leis, e em muitas passagens essas leis estão dividas
como que por categorias (veja Lv 11; 17:1-9; 19; 21; 22; 25:35-38; 27:30-34 e
muitos outros). Isso mostra que existiam claramente uma diferenciação daquilo
que tinha caráter irrevogável daquilo que poderia ser adaptado. Além disso
temos ainda os textos no NT testamento que deixam claro que a lei abolida se
refere aos rituais de sacrifício que apontavam para a obra salvífica de Jesus
(Hb 7:11-18; 9:11-14).
8) O termo “Lei” é amplo, e
deve ser compreendido dentro de seu devido contexto para que não venhamos
colocar nossa opinião acima da Palavra de Deus. Quando lemos o NT não
encontramos qualquer evidência de que os Dez Mandamentos foram mudados,
cancelados, anulados ou abolidos.
Por fim, destaco duas falas
importantes a respeito do assunto. A primeira foi dita por João: “Aquele que
diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não
está a verdade.” (1Jo 2:4). O outro texto foi mencionado pelo próprio Cristo:
“Se me amais guardareis os meus mandamentos.” (Joao 14:15). Prefiro andar
segundo a orientação bíblica, e tentar fazer o meu melhor em retribuição ao
Deus que me amou primeiro.
Sem mais,
Vanius
Henrique Dias
Bacharel
em Teologia
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