segunda-feira, 18 de junho de 2018

COISAS OU PESSOAS

"Não esmagará o galho que está quebrado, nem apagará a luz que está fraca" Mateus 12:20

Vivemos em uma cultura que valoriza a novidade. Estamos sempre em busca de algo novo, alguma coisa que seja diferente e claro, melhor. A indústria automobilística por exemplo, lança carros todo ano, e faz com que os modelos anteriores pareçam velhos, desgastados, sem brilho. Nem todos podemos trocar de carro todo ano, mas certamente se o pudéssemos, faríamos. E não é porque o carro está velho ou muito rodado, seria simplesmente pelo apego ao novo, pelo desejo da novidade, até quem sabe por causa da vontade de ostentar. O mesmo acontece com celulares, roupas, relógios, etc. Estamos vivenciando uma geração que trata quase tudo como descartável.

Mas pior do que tratar as coisas como descartáveis, é tratarmos as pessoas dessa forma. Infelizmente esse comportamento está presente em nosso dia a dia, basta olharmos para quantas casas de repouso estão lotadas de avós, pais e mães que foram considerados inúteis, desgastados, fardo e tantos outros adjetivos negativos. Não estou me referindo aos casos em que o idoso precisa de cuidados especiais, em que a família não tem condições de fornecer tais cuidados. Aqui, a menção é aos inúmeros casos de abandono, simplesmente porque não queremos mais a “coisa velha” por perto. 

Olhe também os casamentos. O tempo passa, as rugas aparecem, os quilos a mais chegam, cabelos brancos e outras marcas do tempo de mostram, e aí alguém diz “eu não te amo mais”. Será que algum dia amou mesmo? Ou será que não é resultado de um olhar moldado pela cultura das coisas descartáveis.

Fato é queridos que não podemos tratar as pessoas como coisas. No texto de hoje Jesus diz para não esmagarmos o galho quebrado, ou seja, não tornarmos mais difícil ainda a vinda de quem já sofre naturalmente com as marcas do tempo, da dor, das preocupações e tantos outros males que batem à porta da humanidade. 

Como você trata as pessoas em seus relacionamentos, sejam eles profissionais ou pessoais? Para você as pessoas são descartáveis? Cuidado para não estarmos esmagando quem já está despedaçado, e apagando a luz de quem não consegue mais brilhar. Seria muito importante, no dia hoje pensarmos bastante sobre isso.

Baseado em "Siga o Mestre" Inspiração Juvenil 2017


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pluralismo Religioso

Andei lendo, vendo, e pensando em algumas coisas. Fiquei tão impressionado e preocupado que resolvi escrever sobre o assunto, espero que d...