domingo, 31 de março de 2019

1° de Abril - O Dia da Verdade



Você confia nas pessoas? Talvez a maior parte de nós diga que não, e se pensarmos no contexto em que vivemos, realmente está difícil confiar nas autoridades, nos políticos, nos médicos, nos pastores, professores, etc. A cada dia que passa a quantidade escândalos e descobertas nos surpreendem, e pior ainda quando vem de pessoas ou instituições nas quais “confiamos”.

Mas e se nós formos o objeto da pergunta? Isso mesmo, eu e você. Se alguém te perguntar “você é de confiança?” Ou ainda alguém nos perguntasse, “você está mesmo falando a verdade?” Talvez agora fique um pouco mais difícil responder essa pergunta, não é mesmo? 

Bom, seja qual for a sua resposta uma coisa é certa, a questão não é tão simples como parece. O mundo está repleto de pessoas que mentem, que contam meias verdades, que parecem ser o que não são. Como diz o Dr. House, o médico mal humorado da série disponível na Netflix, "todo mundo mente", infelizmente ele está certo.

Pensando sobre isso, me lembrei que Jesus viveu uma experiência muito interessante com seus discípulos. Certo dia, segundo relata Marcos 11:12-14, Cristo caminhava juntamente com seus discípulos e teve fome. Ele avistou uma bela figueira que aparentava ter muitos frutos, contudo quando se aproximou dela para retirar sua pretendida refeição teve a desagradável surpresa de descobrir que aquela era uma “propaganda enganosa”. A figueira parecia ter frutos, mas na verdade não havia nada ali.

O Mestre então pronuncia uma terrível maldição contra a figueira. Ele disse “Nunca jamais coma alguém fruto de ti”. Naquele momento ele condenou a “figueira mentirosa” à morte. No texto paralelo de Mateus 21:19 lemos que a árvore secou imediatamente. Aquela figueira nunca mais daria frutos, e sendo assim não havia porque continuar a existir.

Aprendemos algumas coisas com essa história: 1) dificilmente conseguimos enganar a todos o tempo todo; 2) mesmo que parece bonito, uma mentira sempre será mentira; 3) o mentiroso, o falso, não resiste ao teste da verdade; 4) a mentira, o engano, a falsidade vai tirar muita gente da vida eterna (Ap 21:8).

Dia 1º de Abril o mundo comemora (co=junto + memora=recorda) o dia da mentira. Muitas postagens, mensagens, piadas farão menção à essa data de forma descontraída e engraçada. Mas na verdade deveria ser um dia de reflexão para nós, um dia para analisarmos quem realmente somos, e principalmente o que Deus vai encontrar em nós quando nos aproximarmos dele.

Jesus foi categórico em Mateus 5:37 ao afirmar que nossa palavra de ser “sim” ou “não”. Não existe meio termo, não existe meia verdade. Cristo afirmou que o que passar de “sim” ou “não” procede do maligno. Resumindo, ele está dizendo que quando faltamos com a verdade estamos agindo segundo a instrução e orientação do diabo. Não importa o tamanho da mentira, ela sempre será mentira, e satanás é pai da mentira (João 8:44).

E você é de confiança? Posso confiar em você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pluralismo Religioso

Andei lendo, vendo, e pensando em algumas coisas. Fiquei tão impressionado e preocupado que resolvi escrever sobre o assunto, espero que d...