domingo, 29 de março de 2020

Batismo nas águas - Mc 16:16


Dentro do contexto cristão o batismo pode ser considerado o rito mais importante. Jesus foi muito claro ao dizer que quem crer deve ser batizado (Marcos 16:16), uma vez que o batismo aponta para o novo nascimento (João 3:5). Quando o individuo aceita ser batizado ele está dizendo que deixará para trás a velha vida e viverá agora guiado pelo Espírito Santo. O próprio Jesus foi batizado por João Batista, e esse acontecimento marca o inicio do seu ministério terrestre. A vida de Jesus era uma antes do batismo, e depois do batismo passa ser outra. Sem sombra de dúvidas o batismo é um marco na vida de todo seguidor de Cristo.

Existe porém um pensamento de que todo aquele que foi batizado está salvo para sempre. Há até quem use a expressão “uma vez salvo, salvo para sempre” para validar a ideia de que basta ser batizado e está tudo resolvido. Essa inclusive pode ser a razão por que algumas pessoas batizam seus bebês recém nascidos. Devemos observar porém, que a perspectiva bíblica do batismo não é essa. O batismo não é um passaporte ou um visto que nos dará direito ao céu independe de como vivemos. Batismo exige compromisso com Deus, Jesus, com Espírito Santo, com a Bíblia, e com os mandamentos.

Antes que alguém se apresse em dizer que eu estou defendo a salvação pelas obras não, não é isso. Somos salvos pela graça (compromisso com Cristo), e motivados pela salvação obtida em Jesus obedecemos às orientações da Palavra (compromisso com os mandamentos), não para sermos salvos, mas por que já fomos salvos. Isso fica muito claro na história do povo de Israel quando saíram do Egito.

Em Êxodo 20:1 e 2 lemos: “Então, falou Deus todas estas palavras: Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão”. Essa declaração é muito importante porque ela aparece antes de serem proclamados os Dez Mandamentos, constituindo assim o fator de motivação para obediência, ou seja, o povo foi salvo primeiro, libertado do Egito, a terra da escravidão, terra do medo, da vergonha, desobediência, e só depois que eles saem de lá é que são chamados para obedecer. Resumindo, a salvação vem primeiro, a graça chega primeiro e depois que reconhecemos a graça somos motivados a obedecer.

A essa altura você pode estar perguntando o que isso tem a ver com batismo, não é mesmo? Pois bem, logo depois que o povo saiu do Egito eles foram figuradamente batizados. Passaram pelas águas do Mar Vermelho e ali deveria para eles ser o marco da nova vida que deveriam viver, em gratidão e amor ao SENHOR que os havia livrado com braço forte. A passagem pelo Mar Vermelho pode ser um símbolo do batismo nas águas daqueles que entregam a vida a Jesus Cristo, deixando a velha vida para trás, deixando o Egito (pecado) no passado e tentando caminhar de forma diferente.

Mas o que vemos na história do povo hebreu não foi uma atitude de entrega e gratidão. Eles murmuraram, blasfemaram, desobedeceram, mesmo depois de terem visto o poder de Deus bem diante dos seus olhos. Aquele batismo no Mar Vermelho para eles não valeu de nada. E a maior evidência disso é que quarenta anos depois toda aquela geração que saiu do Egito não entrou na terra prometida. Isso te diz alguma coisa?

O que eu quero dizer é que, nem todo aquele que passa pelo batismo chegará ao Céu se não aceitar o compromisso de obedecer a Deus, de honra-lo, de ama-lo seja no deserto ou na pastagem verdejante. A Bíblia afirma claramente: “nenhum dos homens que, tendo visto a minha glória e os prodígios que fiz no Egito e no deserto, todavia, me puseram à prova já dez vezes e não obedeceram à minha voz, nenhum deles verá a terra que, com juramento, prometi a seus pais, sim, nenhum daqueles que me desprezaram a verá”. (Números 14:22,23) Dos dois milhões de pessoas que saíram do Egito somente Calebe e Josué tiveram a alegria de entrar na terra prometida.

É importante notar que antes de entrarem em Canaã, a nova geração também passa por um batismo, agora no rio Jordão (Josué 3:14-17). E mais uma vez as águas se abrem e o povo redimido tem a oportunidade entrar em aliança com Deus. Um paralelo interessante é que, assim como a nova jornada de Jesus se inicia no rio Jordão, o povo hebreu também passa pelas mesmas águas e assim estão em condição de possuir a terra que o SENHOR havia prometido para eles.

Se você já é batizado como você está vivendo o compromisso que fez com Cristo no dia do seu batismo? Se você ainda não é batizado o que te falta para entregar a vida nas mãos do Deus libertador. Ele pode nos libertar dos vícios, das brigas, da depressão, do desespero, do medo, e colocar em nosso coração a certeza da salvação, seja andando pelo deserto ou pelos pastos verdes. Em breve vamos atravessar a margem para entrar na Cidade Santa e somente aqueles que levaram a sério o compromisso com Cristo poderão passar pelo mar de vidro (Apocalipse 15:2).

Lembre-se, a vida de Jesus era uma antes do batismo, e após a sua passagem pelas águas ele aceita formalmente as responsabilidades de sua nova vida. Façamos o mesmo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pluralismo Religioso

Andei lendo, vendo, e pensando em algumas coisas. Fiquei tão impressionado e preocupado que resolvi escrever sobre o assunto, espero que d...